Blog

Nova moradora do zoo!

Icone Relogio 15 de outubro de 2020

Você já conheceu a nova moradora do Zooparque Itatiba?

No dia 16 de setembro de 2020 o zoo comemorou o nascimento de um filhotinho de girafa!

O filhote é da subespécie Rothschild (Giraffa c. rothschildi) e o Zooparque Itatiba é o único zoológico no Brasil a abrigar esta subespécie sob seus cuidados. O grupo inclui um casal de jovens adultos, formado pela Hortência e pelo Oscar, e agora tem mais um jovem morador, que é o filhote.

O nascimento da girafinha ocorreu de maneira super tranquila. A Hortência, mãe do filhote, teve o parto natural normal dentro do padrão para as girafas, que pode demorar de 4 a 6 horas. Assim que o filhotinho nasceu, a mãe já começou a cuidar dele, ficando o tempo todo junto e fazendo a limpeza do bebê. Pouco mais de uma hora após o nascimento, o filhote já estava em pé e caminhando ao lado da mãe, e logo após aprender a dar os primeiros passos, também já começou a mamar. Foi nesse momento que conseguimos ver que o filhote era uma fêmea.

A veterinária responsável do zoo, Maria Fernanda, está com a equipe de veterinária de prontidão desde o momento do nascimento, realizando os exames iniciais e acompanhando o desenvolvimento do filhote, monitorando sinais vitais e acompanhando se está mamando o suficiente.

Você sabia que a gestação de uma girafa pode durar até 15 meses?

Pois é! Durante 15 meses a equipe do zoo ficou no aguardo e observando as mudanças no corpo da nossa fêmea, que começaram a aparecer com o passar dos meses. O Anderson, cuidador responsável pelas girafas aqui no zoo, ficava todos os dias muito atento, para observar qualquer mudança no comportamento da mãe durante este período. As girafas tem apenas um filhote por vez, e ele pode mamar até os 13 meses.

Os cuidados diários oferecidos pela equipe de cuidadores e equipe veterinária foram fundamentais para acompanhar a saúde da mãe e o desenvolvimento do filhote durante a gravidez. Antes de nascer, uma área de maternidade especial foi criada no recinto para abrigar a futura mãe e o filhote, contando com substrato especial e área de cambiamento.

Girafa Rothschild? O que quer dizer isso?

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) considera a existência de 9 subespécies diferentes de girafas, e a Rothschild é a mais ameaçada entre elas. Segundo sua avaliação da IUCN, a girafa Rothschild está classificada como quase ameaçada de extinção, devido ao rápido declínio nas últimas três décadas. Segundo a mesma, existem aproximadamente 2.100 indivíduos desta girafa na natureza.

As girafas são os animais mais altos do planeta e, no caso desta subespécie, os machos podem atingir cerca de 6 metros de altura e as fêmeas 4,50 metros. Elas vivem em pequenos grupos se comparados com outras espécies. Em geral cada grupo é formado por fêmeas e suas crias. Os machos se aproximam somente no momento da reprodução.

Seus pelos são de coloração amarelada, em tom de creme, e suas manchas possuem um padrão de coloração distinto das outras subespécies. Suas machas são de cor marrom escuro no centro e que começa a clarear em diferentes tons de marrom quando vai desaparecendo próximo das bordas.

 

É a primeira vez que o Zooparque Itatiba registra o nascimento de um filhote de girafa. O fato de ser um filhote de girafa Rothschild só tornou o nascimento uma novidade ainda mais especial. Além de ser reflexo da preocupação que a instituição tem com o bem estar dos animais sob seus cuidados, o nascimento deste filhote demonstra, mais uma vez, que o zoo está trabalhando de maneira empenhada na conservação das espécies.

Você quer conhecer a girafinha?

O filhote está no recinto com os pais e os visitantes já podem conhecer o filhote. No entanto, isso não significa que eles irão ver o filhote com certeza, pois ele pode optar por ficar dentro da área de cambiamento. Mas nós temos que entender que ela é um filhote que ainda está aprendendo sobre o que acontece à sua volta. Sendo assim, temos que respeitar a nossa pequena menina!

E aí, está preparado para conhecer a nova moradora agora que aprendeu tudo sobre as girafas Rothschild? Então vem pro zoo!

por Camila Piovani

2 Comentários

  • Leticia Bastos disse:

    Bom dia! Queremos ver a girafinha. Qual o melhor horario? Qual o nome dela? Obrigada

  • Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *