Blog

Que bicho é esse?

Icone Relogio 21 de abril de 2020

Você sabe que bicho é esse?

Acertou quem disse ouriço-cacheiro!

O ouriço-cacheiro é um pequeno mamífero arborícola, muito comum no Brasil. Adora se alimentar de frutas, folhas e brotos, que normalmente encontra no alto das árvores.

Esse tímido animal ficou muito famoso por causa da sua principal forma de defesa: os espinhos.

O ouriço possui o corpo coberto por pelos, assim como a maioria dos mamíferos, no entanto, alguns destes pelo são modificados e muito especiais. Os pelos são feitos de queratina, assim como o cabelo humano, porém, alguns pelos possuem tanta queratina, que se tornaram muito duros e resistentes, se parecendo com espinhos. Estes espinhos são de coloração amarelada e muito pontiagudos, como uma flecha. Os espinhos cobrem a maior parte do corpo do animal, com exceção da barriga e da ponta da cauda.

Quando este animal se sente ameaçado, ele ergue todos os pelos do seu corpo para o alto, tornando-se parecido com uma bola coberta por espinhos. Dessa maneira, se qualquer predador tentar se aproximar, ele irá se machucar com todos estes espinhos.

Depois de afastar o predador com esta ótima técnica de defesa, o ouriço tem a chance de escapar rapidamente pelos galhos das árvores!

Você acha que o ouriço consegue arremessar os espinhos para longe?

É claro que não pessoal. Lembrem-se que os espinhos são pelos, e os animais não possuem músculos capazes de lançar os pelos para longe do seu próprio corpo. O ouriço tem seus espinhos arrancados pelos outros animais no momento da caça, mas não será capaz de ferir ninguém a menos que ele seja tocado. Depois de caírem naturalmente ou serem arrancados, todos os pelos irão crescer novamente.

Você sabia?

O ouriço-cacheiro é um roedor. Isso quer dizer que este animalzinho possui dentes incisivos muito grandes e que crescem durante a vida toda. Sendo assim, o ouriço precisa sempre mastigar alimentos muito duros, para que possa gastar seus dentes poderosos e que não param de crescer!

Que cauda é essa?

Este animal possui uma cauda preênsil, que é essencial para ajuda-lo a andar entre os galhos das árvores. A cauda ajuda o animal a se segurar, como se fosse um quinto membro. Super legal, não é mesmo?

No Zooparque Itatiba você poderá conhecer o Espeto, nosso ouriço-cacheiro. O Espeto um dos animais embaixadores do Zooparque participa das nossas atividades de educação ambiental. Então fique ligado e, assim que pudermos estar juntos novamente, venha conhecer esse carinha super fofo e carismático!

Postado por Camila Piovani.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *