Você já conheceu a nova moradora do Zooparque Itatiba? No dia 16 de setembro de 2020 o zoo comemorou o nascimento de um filhotinho […]
Hoje comemoramos uma data muito especial!
27 de abril – Dia Mundial da Anta.
A anta é o maior mamífero terrestre brasileiro e um dos animais mais carismáticos que habita as matas do Brasil. Ela possui um focinho bem comprido, parecendo uma tromba, que serve para ajuda-la a manusear os alimentos. Quando ela ergue a tromba para cima, é possível observar o seu belo sorriso!
Este é um animal de hábitos noturnos e solitário, sendo que o macho e a fêmea só se encontram em período de reprodução. A gestação dura pouco mais de um ano e apenas um filhote nasce por vez. O filhote tem o corpo coberto por listras, que irão ajudá-lo a se camuflar no ambiente. Ele irá permanecer na companhia de sua mãe até atingir quase um ano e meio de idade, para que possa aprender com ela como procurar por comida, abrigo e se proteger de predadores.
Este animal costuma se comunicar através de assovios e estalos, conseguindo conversar com o seu filhote e com outros indivíduos da mesma espécie. Aqui no zoo as antas também utilizam os assovios para se comunicar entre elas, mas também para reconhecer o chamado dos cuidadores do zoo. É muito legal de ouvir!
A anta adora nadar, e por isso sempre vive em locais com muita água. Elas são excelentes mergulhadoras, podendo permanecer de 2 a 3 minutos embaixo d’água sem subir para respirar. Ela tem uma técnica especial para despistar seus predadores, como as onças-pintadas e os jacarés. Quando escuta ou avista um predador de longe, a anta fica submersa na água e sai nadando somente com o focinho para fora da superfície. Dessa maneira, ela consegue respirar enquanto nada e passa despercebida pelo predador. Muito esperta ela, não é?
Este grande mamífero é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta somente de vegetais. Seu cardápio é principalmente composto por frutos, além de folhas, gramíneas e brotos. A anta adora comer goiaba, jenipapo, pitanga, marmelo, jatobá e muitos outros frutos! Como ela ingere muitas sementes durante sua alimentação, ela se tornou uma importante semeadora de sementes. A polpa das frutas que a anta consome é digerida, mas as sementes, não. Dessa forma, elas passam inteiras pelo trato digestório da anta e são eliminadas nas fezes do animal, prontinhas para germinar. Por ser tão importante para a dispersão de diversos tipos de sementes pelas matas, a anta recebeu o apelido de jardineira das florestas.
Os desmatamentos e as queimadas são as principais causas da destruição do habitat das antas, o que prejudica muito este animal, que precisa de grandes áreas de floresta para sobreviver. Por isso, nós precisamos ajudar a proteger este animal super importante e que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é muito inteligente e importante para a natureza. Temos que lembrar que as antas são nossas amigas!
Para ajudar as pessoas a conhecerem este animal e aprender a respeita-lo, o Zooparque Itatiba resolveu propor uma atividade para todas as crianças que estão em casa. Vamos colorir um belo desenho de uma anta? Clique AQUI e baixe a imagem para que possa colorir e mostrar para toda a família.
Eu já colori o meu desenho e posso dizer, com muito orgulho, que sou amiga das antas! E você?
Postado por Camila Piovani
5 Comentários
Achei muito legal e educativo
Ficamos felizes! 🙂
I like your writing style genuinely enjoying this internet site.
thank you so much! 🙂
A AMTA E O MAIOR MAMÍFERO BRASILEIRO I ELA PESA 250 KILOS O FILHOTI NASE COM PINTINHAS AMTA FICA PREMNHA POR MAIS DI UM ANO