Blog

Agora você pode me ver de pertinho!

Icone Relogio 2 de outubro de 2018

No dia 18 de Julho de 2018, com muita alegria o Zooparque Itatiba comunicou o nascimento de dois filhotinhos de Tigre Siberiano, um macho e uma fêmea.
O tigre siberiano é uma espécie ameaçada de extinção e aqui no Zooparque encontraram condições para se reproduzirem naturalmente graças aos nossos cuidados.

Os filhotinhos permaneceram por quase 2 meses em uma área reservada sob os cuidados da mãe, e puderam ser vistos por um monitor instalado em frente ao recinto.

Perto de completar 2 meses de idade, os filhotinhos de tigre siberiano já estavam cheios de personalidade!

Agora já grandinhos e cheios de energia, os dois filhotinhos de tigre já estão na área de exposição e os visitantes poderão apreciá-los bem de pertinho.

Vale lembrar que os filhotes estão em processo de aproximação do macho, desta forma se faz necessário o revezamento do recinto, por isso não garantimos que seja possível vê-los em área de exposição no dia de sua visita.

Eles são muito brincalhões!

Sobre os Tigres Siberianos:
No dia 29 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Tigre, uma data criada para conscientizar a população sobre a necessidade de proteger os maiores felinos do mundo, que se encontram ameaçados de extinção.
As 6 subespécies de tigres que existem atualmente estão incluídas na lista de espécies em perigo de extinção da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). A caça é uma das maiores ameaças para os tigres, por conta da utilização de ossos e pele na medicina oriental tradicional. Além da caça, a destruição de habitats naturais também contribui para colocar em perigo estes maravilhosos felinos.
O Zooparque Itatiba participa do Projeto de Conservação da espécie e desta forma obteve sucesso na reprodução da espécie ameaçada.

11 Comentários

  • marcelo disse:

    em breve eu visitarei o zooparque

  • marcelo disse:

    em breve eu visitarei o zooparque junto com a minha escola liceu monteiro lobato e a turma 3f6 do terceiro ano

    • zooparque disse:

      Olá Marcelo, que alegria receber sua mensagem. Deixe seu feedback após a visita, queremos saber o que acharam. Desejamos um excelente passeio e até breve!

  • Isabel disse:

    Boa tarde!
    Acabamos de visitar o Zoo e inclusive o recinto dos tigres e tivemos a oportunidade de ver toda a família, linda por sinal, porém fiquei um pouco preocupada de ver o macho junto com os filhotes. Sei que na natureza não é algo muito comum estarem todos juntos, sendo o normal os filhotes estarem somente sob os cuidados da mãe. Comentei com o funcionário do Zoo a respeito e ele disse que a aproximação do macho com os filhotes esta em experiência, porém como qualquer animal selvagem que age por instinto são imprevisíveis, podendo ocorrer uma fatalidade talvez.

    • zooparque disse:

      Olá Isabel, tudo bem? Que alegria receber sua mensagem, obrigado pela visita e volte sempre que puder.
      Sobre a convivência entre os filhotes e o macho, realmente sua preocupação é bastante pertinente, pois na natureza a mãe cuida sozinha de seus filhotes. Estamos realizando o processo de aproximação gradativa, onde os filhotes passam pequenos períodos do dia junto ao pai para adaptação. Nos primeiros 5 meses de vida os filhotes permaneceram apenas sob os cuidados da mãe, sem qualquer contato com o macho, para que os mesmos fossem preservados de forma segura. Essa adaptação está sendo um sucesso e em breve ficarão de forma definitiva. Dispomos de câmeras e pessoas em vigilância caso uma intervenção seja necessária. Agradecemos mais uma vez sua mensagem. Um abraço e até a próxima!

  • Marlene aparecida de morais da silva disse:

    ola gostaria de saber se e preciso agendar pra ir conhecer ou pode ir sem agendar?

    • zooparque disse:

      Olá Marlene, como vai? Para visitação simples não é preciso agendar. Caso sua intenção seja vir com grupos acima de 30 pessoas, sugerimos entrar em contato pelo agendamento@zooparque.com.br para que possamos orientá-la sobre os pacotes disponíveis. Vem pro Zoo, estamos esperando por você!

    • zooparque disse:

      Olá Marlene, tudo bem? Não é necessário agendar, apenas comparecer no dia e adquirir seu ingresso na bilheteria. Nosso horário de funcionamento é todos os dias das 9h às 17h. Venha quando puder. Um Abraço de toda equipe Zooparque.

  • Verônica Fagundes disse:

    Estive em agosto (férias) visitando o Zoo, sou de Fortaleza/CE e foi um passeio maravilhosoooo e excepcional, todos do Zoo estão de parabéns pelo cuidado com os animais, pela forma que mantém e cuidam de toda área do Parque.
    Fomos com o objetivo de ver a Girafa de perto, pois minha amiga é loucaaa, alucinada por girafas e nós surpreendemos com todo o Parque.
    Ela queria ter contato com a girafa ou outro animal, mas infelizmente não foi possível.
    Fica a dica, vocês deveriam elaborar alguma forma das pessoas terem contato com alguns animais.
    Breve retornaremos para visitá-los novamente e conhecer o Museu que esta sendo construído.
    Obrigada,

    • zooparque disse:

      Olá Verônica, tudo bem com você? Que sonho lindo da sua amiga, seria a Valéria? Estamos felizes em receber sua mensagem. Infelizmente não podemos prometer essa possibilidade, pois dependemos de como o animal se portará, como está o seu comportamento no momento, desta forma seria complicado garantir que isso seria possível. Quem sabe em uma próxima visita ela consiga realizar o este sonho? Eles sempre ficam próximos à grade e pode ser que dê certo da próxima vez. Sobre o contato com os animais, temos um programa que se chama Encontro Animal, geralmente realizado em feriados ou dias de eventos especiais no Zoo, sempre publicamos nas redes sociais os dias que há esse encontro. A dinâmica seria aproximar os visitantes dos animais, onde os mesmos são escolhidos no dia, de acordo com a possibilidade de cada animal, pois respeitamos muito as limitações de cada um deles. Venham sempre que puder, será um grande prazer recebê-las.
      Mais uma vez obrigada pelo seu relato e pela sua visita. Grande beijo de toda equipe Zooparque.

  • Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *