O tuiuiú, também conhecido como jaburu, é considerado a maior ave aquática voadora das Américas. De nome científico Jabiru mycteria, ele pertencente ao grupo de aves popularmente conhecido como cegonhas. Suas características físicas como o seu grande porte, seu bico robusto e sua coloração fazem esta ave muito emblemática, sendo considerada símbolo do Pantanal brasileiro, bioma onde pode ser encontrada maior parte da população.
No ano de 2020 o Pantanal sofreu o pior ano de queimadas da história do bioma, resultando em mais de 26% do seu território consumido pelo fogo. Já em 2021, apesar de proporções menores, 12,6% do bioma foi tomado pelas chamas. Apesar da dificuldade de prever o real impacto, sabe-se que muitas das árvores altas foram queimadas, destruindo os locais de nidificação dos tuiuiús, o que poderá impactar significativamente na dinâmica da sua população nos próximos anos.
Preocupado com a situação, em 2022 o Zooparque Itatiba idealizou o PROJETO TUIUIÚ. Todos os esforços foram então voltados para a construção de um enorme recinto, simulando o ambiente dessas aves na natureza. O projeto foi carinhosamente pensado para o recebimento de indivíduos que tenham sido resgatados das áreas afetadas pelas queimadas ou que se encontram em outras instituições do país, com o objetivo de dar início a um programa de manejo e reprodução da espécie na instituição.
Poder observar essas grandes aves bem de perto, exibindo toda sua envergadura despertará o olhar e a curiosidade dos visitantes, tornando-as verdadeiras embaixadoras da natureza, contribuindo para a sensibilização para a conservação da espécie assim como para a preservação do ambiente em que vivem, sobretudo do Pantanal. A manutenção dessas aves sob cuidados humanos permitirá gerar informações pouco conhecidas sobre sua manutenção e reprodução sob os cuidados humanos, permitindo que futuramente o programa possa fornecer espécimes nascidos em ambiente artificial para reintrodução em seu hábitat natural, contribuindo com o aumento das populações silvestres, especialmente as mais impactadas.