O Zooparque Itatiba surgiu do sonho de dois empresários europeus criadores de aves e amantes da natureza. No final da década de 80, foi inaugurado como um criadouro conservacionista, chamado de Paraíso das Aves. Com o passar dos anos ocorreu um aumento no interesse dos proprietários em fundar um zoológico diferente, visando realizar esse sonho, foi adaptada a infraestrutura para receber novas espécies de diferentes classes e regiões do mundo. Assim em 1994, surge o Zooparque Itatiba.

Com 500 mil m² de área verde e grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica, possuindo muitos recursos naturais, belas paisagens e trilhas, usados para replicar os recintos e os ambientes em que os animais vivem, propiciando assim, qualidade de vida e bem-estar. Localizado no interior do Estado de São Paulo, a aproximadamente uma hora da capital, o Zooparque é considerado um dos maiores e mais conceituados zoológico particular do país.

Contamos com animais de diversos ecossistemas, são mais de 1.200 indivíduos de 180 espécies, tanto nativos como exóticos, dispostos ao longo de uma trilha de 3 km em meio à natureza, com destaque para os rinocerontes, a maior família de rinocerontes brancos do Brasil, sendo 3 fêmeas e 2 machos, animal símbolo do Zooparque.

No parque, há também, um núcleo de educação que desenvolve a conscientização com os visitantes, escolas e grupos. Esse núcleo educativo, trabalha ensinando e educando através de apresentações didáticas, trilhas temáticas, palestras, gincanas ecológicas e monitorias, a milhares de crianças anualmente.

Atualmente, o zoo participa de inúmeros projetos de conservação em parcerias com universidades e institutos. A reprodução e a conservação de espécies ameaçadas são um marco e um símbolo no Zoológico, inúmeras são as reproduzidas, através desse constante trabalho e das informações coletadas, foi possível desenvolver diversos protocolos de manejo e manutenção para a criação de determinados animais.