O Zooparque

Histórico

Fundado há mais de 20 anos, o Zooparque Itatiba é considerado o maior zoológico particular do Brasil.

O Zooparque está inserido em um fragmento de Mata Atlântica e aqui os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem estar e a qualidade de vida.

A principal filosofia do Zooparque Itatiba é realizar ações que promovam, através da educação ambiental, a conscientização dos visitantes sobre a importância na preservação do meio ambiente.

Os conceitos de conservação e pesquisa são pilares fundadores dessa instituição, inúmeras parcerias e projetos foram firmados e desenvolvidos ao longo dos anos a fim de concretizar atividades que englobem essas questões.

O Zooparque Itatiba desenvolve diariamente atividades voltadas à conservação de espécies ameaçadas.

Zoo Irmão

O Zooparque Itatiba possui um Zoológico irmão, chamado de Zoo Schmiding, localizado na Áustria, pertence ao mesmo proprietário e a mesma diretoria.

O importante laço formado por esses dois Zoológicos, possibilita o aprimoramento em conjunto, de técnicas de manejo e manutenção de animais em cativeiro, além do intercâmbio de profissionais e das permutas de exportação e importação associadas a conceitos de conservação das espécies de ambos.

A colaboração dessas duas instituições, se transformou em um exemplo profissional de auxílio e parceria na exposição, na pesquisa e na conservação de animais em Zoológicos.

Saiba mais

Maternidade

Zooparque Itatiba possui um setor especializado na manutenção e na criação de filhotes. No local são recebidos anualmente dezenas de filhotes, provenientes em sua maioria, de animais nascidos no próprio Zoo ou procedidos de resgates de fauna, realizados por órgãos ambientais da região.

Na Maternidade, os animais são acompanhados e monitorados diariamente. Neste processo são coletados dados, que servirão de base para inúmeros trabalhos com a finalidade de promover a pesquisa e o desenvolvimento de novas ferramentas para garantir o sucesso reprodutivo dos animais, além de contribuir com determinadas espécies ameaçadas.

Entre as muitas espécies, podemos destacar sua maioria as aves, alguns mamíferos e répteis. Nos últimos anos houve um aumento significativo no interesse para aprimorar técnicas de criação destinadas à manutenção de espécies ameaçadas no Zooparque Itatiba.

Museu

EM BREVE NOVIDADES, AGUARDE!