Conservação

Projetos de conservação desenvolvidos no Zooparque


conservação de espécies


O Zooparque Itatiba desenvolve diariamente atividades voltadas à conservação de espécies ameaçadas.

Os conceitos de conservação e pesquisa são pilares fundadores dessa instituição, inúmeras parcerias e projetos foram firmados e desenvolvidos ao longo dos anos a fim de concretizar atividades que englobem essas questões.

Os Zoológicos são uma ferramenta de vital importância para a conservação, pois através da reprodução das espécies ameaçadas é possível viabilizar um aumento em sua população sob cuidados humanos e no futuro agregar valores de conservação a essas populações.

Inúmeras são as espécies ameaçadas que se reproduzem anualmente no Zooparque Itatiba, esses nascimentos são frutos de muito trabalho e pesquisa realizados pela equipe técnica, que anualmente colhe os frutos com resultados positivos e expressivos.

Atualmente o Zooparque Itatiba participa de inúmeros projetos de Conservação. Entre eles podemos destacar o do Pato-Mergulhão, Cervo-do-Pantanal, Harpia e Tamanduaí, todos esses em parceria com o ICMBio / IBAMA.

Projeto Pato-Mergulhão Projeto Tuiuiú Projeto Tamanduaí




ASSOCIAÇÃO NATUREZA DO FUTURO

Constituída em Agosto de 2015 a Associação Natureza do Futuro foi idealizada e concebida pela Diretoria e Equipe Técnica do Zooparque Itatiba. Criada com a finalidade de desenvolver projetos visando a conservação do meio ambiente, da fauna e flora e demais recursos naturais ameaçados de extinção, priorizando o manejo, a reprodução e a pesquisa científica de espécies ameaçadas, associadas a trabalhos de Educação Ambiental para a conscientização dos visitantes do Zoo.