Constituída em Agosto de 2015 a Associação Natureza do Futuro foi idealizada e concebida pela Diretoria e Equipe Técnica do Zooparque Itatiba. Criada com a finalidade de desenvolver projetos visando a conservação do meio ambiente, da fauna e flora e demais recursos naturais ameaçados de extinção, priorizando o manejo, a reprodução e a pesquisa científica de espécies ameaçadas, associadas a trabalhos de Educação Ambiental para a conscientização dos visitantes do Zoo.

Pato Mergulhão (Mergus octosetaceus)

A Associação Natureza do Futuro, faz parte do PAN- Plano de Ação Nacional  para a Conservação do Pato Mergulhão, que foi desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), em parceria com Terra Brasilis, Naturatis, CerVivo, Museu de Zoologia da USP, e a Reserva Conservacionista Piracema, que tem o objetivo de assegurar permanentemente a manutenção das populações e da distribuição geográfica do Mergus octosetaceus, a médio e longo prazo, promovendo o aumento populacional. Esse projeto visa reproduzir esses animais sob cuidados humanos, ex situ, para que futuramente sejam devolvidos a natureza.

O Pato Mergulhão, é um animal piscívoro, que ocorre em regiões de água limpa e corrente, com vegetação às margens e sua alimentação consiste de pequenos peixes e invertebrados aquáticos.

São aves monogâmicas, ou seja, ficam para o resto da vida com um único parceiro. A época reprodutiva, ocorre entre os meses de Junho a Outubro e seus ninhos são em ocos de árvores e fendas de rochas, tendo em média 4 filhotes por casal.

Essa espécie é encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil. Aqui no país foram confirmados registros desses indivíduos, apenas em 4 regiões: Goiás, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e áreas adjacentes, Minas Gerais, no Parque Nacional da Serra da Canastra e áreas adjacentes e Tocantins, no rio Novo no Parque Estadual do Jalapão. Há estimativas de que exitam menos de 200 aves em vida livre, o declínio da população, se deve a inúmeros fatores, como: desmatamento, mineração, poluição da água e solo, aterros, assoreamento dos rios, atividades turísticas, como rafting e bóia-cross, queimadas, entre outros.

 

A Associação Natureza do Futuro, tem o objetivo de aumentar a população de Pato Mergulhão, oferecendo melhores chances dos filhotes sobreviverem e se tornarem adultos, podendo futuramente, serem reintroduzidos ao seu habitat. Com sede no Zooparque Itatiba, única instituição no mundo que  mantém essa espécie, a Associação detém 5 casais, já adultos (matrizes), com recintos individuais isolados : 5 recintos com área total de 100 m², com o mínimo de contato humano possível, acesso somente de pessoas autorizadas, simulando o ambiente natural, com lagoa artificial de água corrente e filtrada, ninho em tronco de madeira, vegetação, aquecimento, monitoramento, através de câmeras 24 horas por dia. A alimentação desses animais é balanceada, incluindo alevinos de lambari vivos nas lagoas para estimular o extinto natural e todo cuidado necessário a espécie.

Coleta Jalapão e Patrocínio 2015:

Coleta Jalapão 2017:

Primeiro nascimento em cativeiro no mundo:

O casal reprodutor, chegou ao zoológico quando ainda estava no ovo, através da coleta realizada em 2014, por técnicos do Projeto, no Jalapão, em Tocantis, 2 anos se passaram até que esses animais estivessem aptos a reprodução.

No dia 02 de agosto, de 2017, foi registrado o fruto desse intenso trabalho, com o primeiro nascimento, sob cuidado humano no mundo, da espécie Mergus octosetaceus.


Notícias do nascimento dos 4 filhotinhos abaixo:


Para mantermos toda essa infraestrutura, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses animais, contamos com alguns patrocinadores, que acreditam nessa iniciativa, sendo fundamentais para esse projeto: