O Zooparque Itatiba desenvolve diariamente atividades voltadas à preservação e conservação de espécies ameaçadas.
Os conceitos de conservação e de pesquisa são pilares fundadores dessa instituição, inúmeras parcerias e projetos foram firmados e desenvolvidos ao longo dos anos a fim de concretizar atividades que englobem essas questões.

Os Zoológicos são uma ferramenta de vital importância para a conservação das espécies, pois através da reprodução das espécies ameaçadas é possível viabilizar um aumento em sua população cativa e no futuro agregar valores de conservação a essas populações.

Inúmeras são as espécies ameaçadas que se reproduzem anualmente no Zooparque Itatiba, esses nascimentos são frutos de muito trabalho e pesquisa realizados pela equipe técnica do Zooparque, e que anualmente colhe os frutos desse trabalho com resultados positivos e expressivos.

Atualmente o Zooparque Itatiba participa de inúmeros projetos de Conservação. Entre eles podemos destacar o Plano de Ação Nacional de Conservação do Pato Mergulhão, o Plano de Ação Nacional de Conservação do Mutum de Alagoas e Mutum do Nordeste, todos esses em parceria com o ICMBio / IBAMA, além de participar de um projeto internacional para a conservação de tigres siberianos.